Bem-Vindo a este espaço.
Todos os comentários, discussões e debates são bem-vindos independentemente da opinião expressa estar ou não de acordo com a minha. Para tal é necessário cumprir quatro requisitos: respeito, tolerância, educação e escrever correctamente! Reservo-me, no entanto, ao direito de encerrar qualquer tópico quando assim o entender, bem como, de remover qualquer comentário que considere não respeitar as regras acima mencionados! Obrigado e participe!
________________________________________________
Terça-feira, 13 de Março de 2007

Digital ou “Analógica”

Sempre fui um acérrimo defensor da fotografia “analógica” (o termo analógico não é correcto, já que  tenho dúvidas que se possa chamar analógico ao processo fotográfico dessa s máquinas).


Por um lado, só agora as digitais se  começam a aproximar da resolução das “analógicas”. Não se pode fazer uma comparação directa entre ambas, uma vez que um rolo de 35mm não é composto por pixeis. Mas estudos feitos concluem que a fotografia digital teria de ter uma resolução de 15 a 20MP, para se equivalerem aos 35mm. É verdade que já comecei a olhar para a D200 da Nikon, mas o preço...

Por outro lado, há tambem a questão da evolução do material que se traduz, também, no preço. Se tivesse comprado a D70, agora queria a D200... e daqui a pouco tempo, outra D qualquer! Esta questão, embora também se coloque, não é tão grave nas “analógicas”.

Dizem-me que 6MP são mais do que suficientes. É verdade. Para ver no PC ou impressas em 10x15! Não discuto isso. Mas também não é discutível que não teria conseguido “scannar” a Ilha do Pessegueiro para A3 a partir de uma foto tirada do parque de campismo, sem zoom!

Dizem-me também, que é melhor ver fotografias na televisão ou no PC... nem comento! Questão de gostos...


Mas, pasmem-se, vejo bastantes vantagens nas digitais!

-          Para quem não é rico, ultrapassa o problema de tirar fotos em série;

-          A facilidade de as colocar no PC e, consequentemente na Internet, e “brincar” com elas;

-          Para profissionais que tenha dinheiro para as D200’s, pela facilidade com que obtém os resultados;

-          E para aprender a fotografar.

Esta última é quanto a mim, a grande mais-valia das digitais. Fazer experiências e ver os resultados dias depois ou analizá-los imediatamente, tem um efeito radicalmente diferente quando se quer aprender a mexer em profundidades de campo, velocidades, luz, etc etc etc.

Mas para isso é preciso uma boa máquina, e lá vamos cair nas D200’s!...

E depois há o slogan da Kodak: “Para mais tarde recordar...”! Estoirar 900 fotografias numa semana de férias tendo todas as noites visto na televisão as desse dia, não tem  o mesmo efeito de, acabadas as férias e revelados os rolos, sentar no sofá a passá-las uma a uma... recordando!


Toda esta balela serve para introduzir uma nova secção no Blog: fotografia. Por agora, e enquanto não arranjo o “scanner”, só com as da digital


 


SECÇÕES:
Publicado por jpgn às 18:12
Abrir tópico | Comentar...
4 comentários:
De LT a 9 de Setembro de 2007 às 18:54
Independentemente dos conceitos, e do analógico vs. digital, o importante é que as fotos aqui publicadas são, de uma forma geral, de muito boa qualidade.


De ic@rol a 14 de Março de 2007 às 12:52
Eu no meu percurso académico na área de cinema tive workshop de fotografia num semestre. O primeiro contacto com a fotografia nesse percurso foi a fotografia analógica e a b&w. Até aí na minha prática, só conhecia a fotografia digital. Ganhei muito com essas aulas e acho que é pela analógica que se deve começar precisamente porque se tem oportunidade de conhecer todo o processo fotográfico desde o início ao fim, desde o inserir do filme à revelação e ampliação do mesmo. É muito mais completo o "conhecimento analógico" e depois ir para o digital onde muitas coisas fazem-se sózinhas, já não será tão bizarro e já não iremos dizer "que é isto pá!" Se já houver o conhecimento analógico de determinada função julgo que é melhor. Isto para dizer que acho mais saudável, para quem quer começar fotografia, começar pela fotografia analógica. Eu comecei a ver a fotografia de outra forma depois de saber como se faz fotografia.


De jpgn a 14 de Março de 2007 às 23:02
É interessante porque acabas por ter uma opinião diferente da minha.

Concordo quando dizes que havendo um conhecimento do "analógico" se percebe melhor o que é a fotografia, inclusivamente a fotografia digital.
No entanto, eu acho que é mais rentável a aprendizagem por meio digital, pelo simples facto de se poder avaliar imediatamente o resultado.

Eu não percebo nada do assunto. Gosto, mas nunca estudei. E muitas vezes sinto que se tivesse uma digital podia aprender muito mais, só pelo facto de poder ver os resultados de uma qualquer experiência fotográfica. Só que, uma digital equivalente à F80 é a D200!!!


De ic@rol a 15 de Março de 2007 às 11:43
Eu geralmente levo uns rolos comigo para um dia fotográfico; faço as fotos e depois ao final do dia vou ao fotógrafo e peço para passar tudo para CD. Vou beber um café ali perto e passado 30m tenho as minhas fotos em CD e em papel se quiser. Depois é só chegar a casa e "bricar" :-)


Comentar tópico

________________________________________________


SECÇÕES

- mensagem -

abril

actualidade

automoveis

cidadania

divagações

férias

fotografia

fotografias

memoria

memorias

memórias

musica

poesia

sociedade

todas as tags

FRESCOS:

Dedicatória

O Fim

Fado Fátima Futebol

Estranha Ditadura

Love Will Tears Us Apart

Prioridades

Que Grandes Bombas

Entregar o Palácio às pes...

Coerências

Marcel Marceau

Portugal no seu melhor...

Convexo

Comboio

O Pequeno Galo Vermelho

Lei de Murphy

MADUROS:

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007