Lisboa e Madrid não se estão a entender sobre a velocidade a que vai circular o TGV entre as duas capitais. Enquanto do lado português se prevê 350 km/h, do outro lado da fronteira foi decidido que entre Badajoz e Madrid se viajará a uma média de 250 km/h.
Segundo um responsável da ADIF (administração espanhola de infra-estruturas ferroviárias) disse ao Expresso, só entre Madrid e Cáceres haverá troços onde se poderão atingir os 300 km/h, limite máximo imposto pelo Governo espanhol, o que levou o Partido Popular da Extremadura a acusar Zapatero de estar a fazer “uma alta velocidade de segunda”. O objectivo é ligar Badajoz a Madrid em 2h e 12 minutos, o que parece comprometer a aposta portuguesa de assegurar a viagem entre as duas capitais em 2h45, conforme foi esta semana anunciado.
No entanto, do lado português, a secretária de Estado dos Transportes afirma que Portugal e Espanha assinaram um acordo onde se comprometem a garantir a circulação a 350 km/h.
Fonte: "http://semanal.expresso.clix.pt/1caderno/artigo.asp?edition=1808&articleid=ES259841"
O que a notícia não diz é que o custo de criar uma infra-estrutura para 350Km/h é o dobro do que para 250Km/h! Mania das grandezas...
INFORMAÇÃO
MUSICA
BLOGS