Por um lado, só agora as digitais se começam a aproximar da resolução das “analógicas”. Não se pode fazer uma comparação directa entre ambas, uma vez que um rolo de 35mm não é composto por pixeis. Mas estudos feitos concluem que a fotografia digital teria de ter uma resolução de 15 a 20MP, para se equivalerem aos 35mm. É verdade que já comecei a olhar para a D200 da Nikon, mas o preço...
Dizem-me que 6MP são mais do que suficientes. É verdade. Para ver no PC ou impressas em 10x15! Não discuto isso. Mas também não é discutível que não teria conseguido “scannar” a Ilha do Pessegueiro para A3 a partir de uma foto tirada do parque de campismo, sem zoom!
Dizem-me também, que é melhor ver fotografias na televisão ou no PC... nem comento! Questão de gostos...
Mas, pasmem-se, vejo bastantes vantagens nas digitais!
- Para quem não é rico, ultrapassa o problema de tirar fotos em série;
- A facilidade de as colocar no PC e, consequentemente na Internet, e “brincar” com elas;
- Para profissionais que tenha dinheiro para as D200’s, pela facilidade com que obtém os resultados;
- E para aprender a fotografar.
Esta última é quanto a mim, a grande mais-valia das digitais. Fazer experiências e ver os resultados dias depois ou analizá-los imediatamente, tem um efeito radicalmente diferente quando se quer aprender a mexer em profundidades de campo, velocidades, luz, etc etc etc.
Mas para isso é preciso uma boa máquina, e lá vamos cair nas D200’s!...
E depois há o slogan da Kodak: “Para mais tarde recordar...”! Estoirar 900 fotografias numa semana de férias tendo todas as noites visto na televisão as desse dia, não tem o mesmo efeito de, acabadas as férias e revelados os rolos, sentar no sofá a passá-las uma a uma... recordando!
Toda esta balela serve para introduzir uma nova secção no Blog: fotografia. Por agora, e enquanto não arranjo o “scanner”, só com as da digital
INFORMAÇÃO
MUSICA
BLOGS